Norma Culta x Variantes Linguísticas: Qual deve ser a posição da escola?

8 ago

Texto I:

Qualquer um, mesmo sem nunca ter passado pela escola, sabe que não pode falar sempre do mesmo jeito com todas as pessoas, pois, até mesmo entre os familiares, cada relação está marcada por um nível diferente de formalidade. A linguagem que usamos às vezes é mais informal, às vezes é mais séria, impessoal. Nessas situações menos pessoais, a norma culta é a mais adequada para garantir um contato respeitoso e mais claro entre os indivíduos. Por isso, quando o falante consegue variar a linguagem, adequando o nível de formalidade a suas intenções, à situação e à pessoa com quem fala, dizemos que ele possui boa competência linguística. O conhecimento das variedades linguísticas amplia nossas possibilidades de comunicação, mas é a norma culta que garante a manutenção de uma unidade linguística ao país.

Texto II:

Estão confundindo um problema de ordem pedagógica, que diz respeito às escolas, com uma velha discussão teórica da sociolinguística, que reconhece e valoriza o linguajar popular. Esse é um terreno pantanoso. Ninguém de bom-senso discorda de que a expressão popular tem validade como forma de comunicação. Só que é preciso que se reconheça que a língua culta reúne infinitamente mais qualidades e valores. Ela é a única que consegue produzir e traduzir os pensamentos que circulam no mundo da filosofia, da literatura, das artes e das ciências. A linguagem popular a que alguns colegas meus se referem, por sua vez, não apresenta vocabulário nem tampouco estatura gramatical que permitam desenvolver ideias de maior complexidade – tão caras a uma sociedade que almeja evoluir. Por isso, é óbvio que não cabe às escolas ensiná-la.

[Evanildo Bechara, gramático e filólogo, em entrevista a revista Veja, 29 de maio de 2011.]

Proposta:

Com base nos textos da coletânea a seguir, elabore uma dissertação argumentativa sobre o tema: considerando que a norma culta é variante mais valorizada socialmente, qual deve ser a posição da escola em relação às outras variantes linguísticas?

Redação:

    A polêmica gerada em torno do livro distribuído pelo MEC mostra o quanto somos ignorantes perante as variantes linguísticas, pois em um livro que apenas considera que entre conversas pessoais o importante é o entendimento do assunto discutido, muitas pessoas recriminaram a opção feita pelo ministério. Porém cabe a escola mostrar aos alunos a verdadeira mensagem que o livro trás, já que além de sabermos a norma culta, devemos saber que as outras variantes da língua portuguesa também são aceitas para comunicação.

    Contudo, muitas pessoas esquecem que nem todos têm as mesmas condições de aprendizado e por isso recriminam as que falam de acordo com a variante popular, entretanto, não se deve recriminar ou discriminar uma pessoa apenas pelo modo de falar, pois muitas não tiveram oportunidade de aprender a norma culta, ou foram obrigadas a deixar os estudos para trabalhar e conseguir sustentar a própria família junto aos pais.

    Porém, a padronização de uma das variantes é muito importante para uma redução das desigualdades, já que a fala e a escrita são as primeiras ferramentas de comunicação, mas o conhecimento das outras variantes linguísticas é muito importante, pois em alguns casos a norma culta não é bem entendida, o que prejudica a comunicação e por fim acaba por se tornar inadequada.

    Portanto, cabe à escola orientar os professores a ensinar a variante culta, sem, no entanto, desmerecer as outras variantes, pois acima de tudo, é necessário tolerar o conhecimento do próximo sem recrimina-lo.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/lista/norma-culta-x-variantes-linguisticas-qual-deve-ser-a-posicao-da-escola.jhtm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: