Os Problemas Enfrentados Pelos Índios Brasileiros

4 ago

Texto I:

            Quando eu falo com vocês, procuro usar o código de vocês. A figura do índio no Brasil de hoje não pode ser aquela de 500 anos atrás, do passado, que representa aquele primeiro contato. Da mesma forma que o Brasil de hoje não é o Brasil de ontem, tem 160 milhões de pessoas com diferentes sobrenomes. Vieram para cá asiáticos, europeus, africanos, e todo mundo quer ser brasileiro. A importante pergunta que nós fazemos é: qual é o pedaço de índio que vocês têm? O seu cabelo? São seus olhos? Ou é o nome da sua rua? O nome da sua praça? Enfim, vocês devem ter um pedaço de índio dentro de vocês.

            Para nós, o importante é que vocês olhem para a gente como seres humanos, como pessoas que nem precisam de paternalismos, nem precisam ser tratadas com privilégios. Nós não queremos tomar o Brasil de vocês, nós queremos compartilhar esse Brasil com vocês.

(TERENA, M. Debate. MORIN, E, Saberes globais e saberes locais. Rio de Janeiro: Garamond, 2000(adaptado).)

Texto II:

            Sozinha, Raposa/Serra do Sol responde por 7,5% da área do estado de Roraima. É uma superfície equivalente a doze cidades de São Paulo, mas lá moram apenas 19 000 índios. Ao delimitar uma reserva deste tamanho, a FUNAI pressupunha que os índios continuariam vivendo como nômades, da caça e da pesca, a exemplo de seus ancestrais. Mas eles estão totalmente integrados às cidades do entorno. Moram em casas, fazem compras em supermercados e falam português. Seus filhos freqüentam em escolas públicas. Parte deles trabalha em fazendas de brancos, enquanto outros plantam grãos e criam gado por conta própria.

(COUTINHO, Leonardo. Reserva de insensatez. Veja, São Paulo, 30 abr. 2008. p.67. (adaptado).)

Proposta: Em um texto de caráter dissertativo discuta os problemas envolvendo as causas indígenas da atualidade e como a sociedade vê o índio atualmente, relacione também o papel da FUNAI diante da questão, apresente uma proposta de intervenção para o problema discutido.

Selecione argumentos, fatos e opiniões que defendam seu ponto de vista. Suas propostas devem demonstrar respeito aos direitos humanos.

Redação:

        Com o genocídio causado pela colonização portuguesa e com a modernização do índio, poucos são os índios que se mantêm fiéis à própria cultura e aos próprios costumes. Apesar de existirem órgãos, como a própria FUNAI, para defender os direitos e a cultura dos mesmos, nem sempre são respeitados tais direitos, o que é um absurdo.

      Contudo, para uma grande parte da população, o índio está abandonando os costumes indígenas ao se modernizar, mas, este procura informação e estudo junto aos brancos para que possa defender os próprios interesses. Embora tenha havido a modernização e parte dos costumes tenha sido perdida, tudo isso ocorreu para não permitir que a cultura seja perdida por completo. Uma prova dessa luta, é que os índios recentemente conquistaram o direito de concorrer a cargos públicos e ganharam uma comissão própria, CNPI-Comissão Nacional de Política Indigenista.

         Porém, a cultura e os costumes não são as únicas dificuldades enfrentadas por eles, pois casos como a Usina Hidroelétrica de Belo Monte, que prejudicavam as terras indígenas, são difíceis de serem vencidos, já que a construção da mesma trará benefícios não apenas para o país, mas para todo o planeta por produzir energia de maneira limpa.

         Portanto, uma das maneiras de evitar tais problemas, é, em primeiro lugar, a conscientização das pessoas, através de programas, de valorização à cultura indígena, promovidos pelo governo em parceria com a escola. Entretanto, não é o bastante, cabe a FUNAI, proteger e reivindicar terras, além de promover políticas de incentivo a proteção dos direitos indigenistas, assim poderemos superar o abismo existente entre brancos e índios.

Fonte:

Quarta da redação. Colégio Luciano Feijão. Sobral, Ce. 03.08.2011.

About these ads

Uma resposta para “Os Problemas Enfrentados Pelos Índios Brasileiros”

  1. thais maio 27, 2013 às 12:40 am #

    o resposta de tarefa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: